Juramento do Administrador

“PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES E A GRANDEZA DO HOMEM E DA PÁTRIA.”

domingo, 23 de agosto de 2009

Contigência estrutural e suas implicações para a prática da administração.

A teoria contigêncial surgiu com a finalidade de uma mudança paradigmática e como principal objetivo fundamentar a não existência de uma única estrutura organizacional.

A teoria da contigência enfatiza a influencia do ambiente no desempenho de uma organização ao contexto que está inserida, procura identificar fatores contigencias particulares como: estratégia, tamanho e tecnologia.
Surge centralizada de maneira a satisfazer as necessidades do ambiente, apresenta-se de acordo com a forma e o tamanho da organização, a abrangência geográfica e o ciclo de vida dos produtos, também apareçe à medida que ocorre os processos de mudanças e diversificação dos processos produtivos de acordo com o grau de controle de mercado com o qual a organização opera, pode tomar decisões de forma a alterar a estrutura.

O objetivo da contigência é compreender como a organização se relaciona com o ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcançe dos objetivos da organização. Defende que há um intercambio entre as diversas teorias administrativas.
Os principais contribuintes foram P.R.Lawrence e J.WLorsch, eles concluiram que não existem uma única maneira melhor de organizar, em vez disso, as organizações precisam ser sistematicamente ajustadas as condições ambientais.
Diferentes ambientes requerem diferentes desenhos organizacionais, e diferentes tecnologias. A organização é um sistema aberto em interação e deve escolher os melhores métodos de intervenção para cada situação.

Referências:
Google Acadêmico
Hampton, David R - Administração Conteporânea
Chambel, Maria J - Psicossociologia das Organizações
Revillon, Anya - Inter-relações entre as abordagens do Marketing e da Teoria da Contigencia Estrutural.

Um comentário:

  1. Está ótimo o conteúdo. Parabéns! Só achei algumas poucas frases um tanto confusas (a segunda do primeiro parágrafo, por exemplo), mas os conceitos estão corretos.
    Coloquem o nome da turma, se T1 ou T2, ali junto aos nomes de vocês.
    Abraços!

    ResponderExcluir