Juramento do Administrador

“PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES E A GRANDEZA DO HOMEM E DA PÁTRIA.”

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

APO DE HUMANIDADES II




Globalização, Crise Mundial atual e Profissional Globalizado


Globalização é a dependência recíproca entre países, é a necessidade que os mesmos têm manter relacionamento econômico, político, social e até mesmo cultural. A globalização afeta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta. Contribui também a nível internacional nos processos de consumo, troca e produção com implicações econômicas e sociais. A globalização tem como principal característica o progresso da tecnologia na indústria, informação e comunicação. A globalização não é um processo novo. Acredita-se que teve sua origem bem lá no passado, com a descoberta de uma rota marítima para as índias e pelas terras do novo mundo, se intensificando nas grandes guerras mundiais de 1914-18 e 1739-45 e antes delas na guerra dos sete anos (1756-1763) e consolidando a partir do colapso da URSS e com a queda do mundo de Berlim.

A crise mundial atual é um marco característico de um mundo globalizado, e embora sua origem tenha sido nos Estados Unidos, seus efeitos foram além da sua localização geográfica, resultando numa dimensão global. A crise é considerada tão agravante como a 1929, quando a bolsa de Nova York quebrou e afundou o mundo numa crise sem precedentes. “Em um mundo globalizado, consumidores, empresas, governos e mercados estão, todos, interligados. Isso pode ser para o bem ou para o mal de todos.” No Brasil, em termos econômicos a crise desencadeou o desemprego industrial, aumentou o subemprego, diminuiu as oportunidades de investimento, gerou estagnação econômica e atingiram os setores de autopeças, materiais elétricos eletrônicos, papel e celulose, química e farmacêutica. A partir de agosto de 2009 o mercado começou a dar sinais de melhora, o mercado começou a crescer novamente.

O mercado de trabalho no mundo globalizado exige um profissional além de graduado, que possua especializações, que tenha conhecimentos em tecnologia, línguas, conhecimentos em várias áreas, flexibilidade e apto a mudanças. Isso porque as organizações procuram profissionais que tenham integridade, entusiasmo, saúde, iniciativa, criatividade, responsabilidade, bom humor, competência, capacidade de planejar, que sejam organizados e possuam bom relacionamento interpessoal dentro do ambiente de trabalho. E uma boa maneira de conquistar isso é a criatividade, achar soluções para os problemas do dia-a-dia, é se focar na melhoria contínua.

A sobrevivência do profissional do mundo globalizado dependerá da informação que ele possui. Ele precisa não só ter conhecimento da sua área, mas também de todas as áreas as quais ele necessitará no mundo que trabalha por isso a qualificação devem ser polivalente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário