Juramento do Administrador

“PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES E A GRANDEZA DO HOMEM E DA PÁTRIA.”

terça-feira, 17 de novembro de 2009

APO DE MÉTODOS

Perfil do Profissional na Sociedade Contemporânea

O objetivo da APO foi exemplificar o papel do administrador de sucesso, com exemplos reais de alguns desses profissionais.

Visto que o empreendedor é um inovador de contextos, suas idéias resultam na validação do mercado. Inovar é transformar uma idéia difusa em produto ou serviço com novos valores agregados, consiste em validar uma idéia através de um
processo que segundo Wallas & Patrick é constituído de quatro fases: preparação,
incubação, iluminação e verificação.

As atividades do empreendedor estão relacionadas à geração de riquezas, através da transformação do conhecimento, ou através da geração do próprio conhecimento em áreas importantes do negócio. Não se tratando de uma questão de acumular o conhecimento, mas a introjeção de valores e atitudes para se lidar com o risco, a capacidade de inovar,perseverar e conviver com incertezas. Pesquisas indicam que o empreendedorismo proporciona um elevado grau de realização pessoal.

As atitudes do empreendedor são construtivas. Buscar soluções passa a ser o grande desafio à mente inquieta, que tem como maior recompensa o reconhecimento de seu esforço. Ser empreendedor é preparar-se emocionalmente para o cultivo de atitudes positivas no planejamento da vida. É buscar o equilíbrio nas realizações considerando as possibilidades de erros como um processo de aprendizado e melhoramento. Ser empreendedor é criar ambientes mentais criativos, transformando sonhos em riqueza.

Exemplo de Sucesso de um desses empreendedores:

Samuel Klein, fundador das CASAS BAHIA

Um jovem nascido em 1923 na Polônia, que aprendeu o ofício de carpinteiro com o pai e viveu num povoado polonês católico onde eram extremamente anti-semitas, e as relações sociais entre católicos e judeus praticamente não existiam. Ele não entendia o motivo daquilo tudo apenas aceitava e observava, sobrevivendo ao inferno da guerra e do Holocausto. Samuel Klein, fundador das Casas Bahia, veio para o Brasil em 1952 e com a família foi se estabelecer em São Paulo, onde iniciou sua fascinante carreira de comerciante.
Na época com uma charrete e cavalo, tornou-se mascate, vendendo roupas de cama, mesa e banho de porta em porta. Uma trajetória de sucesso, os primeiros anos foram difíceis e como nada resiste ao trabalho, aos poucos os negócios foram melhorando. Samuel tinha um refinado tino comercial e em 1957 abriu sua primeira loja, chamada Casas Bahia em homenagem a seus fregueses, na maioria baianos. Hoje são mais de 550 lojas espalhadas por oito estados brasileiros mais o distrito federal e emprega mais de 20 mil funcionários diretos. A Casas Bahia, é considerada uma das maiores redes de varejo do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário