RECONHECER A CONTABILIDADE COMO UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA A TOMADA DE DECISÃO
Os responsáveis pela administração das empresas estão tomando decisões, quase todas importantes, vitais para o sucesso do negócio e para uma boa tomada de decisão há necessidade de dados, informações corretas, e outros subsídios.
Há algumas empresas que tem enfrentado sérios problemas financeiros e culpam a carga tributária, encargos sociais, juros altos e muitos outros fatores que contribuem para enfraquecer a empresa, quando, muitas vezes, a crise na empresa é causada pela má administração (decisões), falta de experiência e planejamento, descontrole do fluxo de caixa, pouca atenção ao cliente, falta de capital de giro, decisões precipitadas, sem dados confiáveis.
Entender a importância do departamento contábil deve ser um objetivo de todo administrador. A contabilidade é um dos mais importantes aliados para os gestores, tornando-se fundamental àqueles que tratam de questões financeiras ou estratégicas. É inadmissível a um administrador não compreender a interdependência dos diversos departamentos e rotinas operacionais. As atividades se complementam de tal maneira que se torna impossível isolá-las. A contabilidade é, portanto, não apenas o início da administração, mas uma parte fundamental, fonte importantíssima de informações, tão necessárias à tomada de decisão. Valorizar o departamento contábil é valorizar a própria gestão administrativa. A relação entre o administrador e o contador é muito ampla.
Na sociedade é fundamental a importância da Contabilidade para a tomada de decisões. A acelerada evolução do ambiente econômico e tecnológico tem dificultado o entendimento e a gestão dos negócios, sendo necessário gerar informações que auxiliem os administradores na tomada de decisão. As organizações, bem como as pessoas, têm que aprender a lidar com mudanças e por isso a necessidade do auxílio da Contabilidade que, de importância relevante para a administração da empresa, se encaixa de maneira válida e efetiva na geração de informações para suporte na tomada das decisões. Com base no conhecimento das situações passadas ou presentes, a Contabilidade passa a constituir-se em estimativa válida daquilo que poderá acontecer no futuro.
Não basta apenas a experiência do administrador, são necessárias ainda informações precisas para a tomada de decisões (basear decisões em dados), medir o sucesso por resultados, ter objetivo definido, evitar resistência à mudança, confiar nos colaboradores, estimular o mérito alheio. E essas informações estão contidas nos relatórios elaborados pela contabilidade. As informações geradas pela contabilidade não só permite ao administrador segurança ao tomar uma decisão, mas interage em cada área da empresa contribuindo para o sucesso do sistema maior. A própria empresa.
As empresas funcionam como um organismo complexo, onde tudo precisa acontecer em perfeita harmonia.
Segundo Franco (1983, p.20) “A Contabilidade desempenha, em qualquer organismo econômico, o mesmo papel que a história, na vida da humanidade. Sem ela não seria possível conhecer nem o passado, nem o presente da vida econômica da entidade, não sendo também possível fazer previsões para o futuro, nem elaborar planos para a orientação administrativa.”. Desta maneira, verifica-se que o estudo da Contabilidade é imprescindível aos profissionais de administração, pois estratégia e planejamento envolvem toda a organização, em seus diversos níveis. Acompanhamento e controle devem estar lastreados em informações distintas e direcionados para cada área de uma empresa, envolvendo ou não necessidades comuns para que a tomada de decisão ocorra naturalmente, como por exemplo: uma promoção de vendas e investimentos em propaganda é efetuada após a consulta efetiva a resultados anteriores e projeções realizadas através da contabilidade.
Enfim a contabilidade é um dos principais mecanismos para uma boa administração empresarial.
Natal Tempo de Refletir!!
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário